As dificuldades para aprender um conteúdo em específico, podem
aparecer eventualmente na vida de qualquer um de nós. Outras vezes percebemos
que a relação afetiva da criança com o professor, com o conteúdo ou com uma
disciplina específica fica comprometida, e a criança ou adolescente sente-se
fracassado em suas tarefas e avaliações escolares.
Isso na maioria das vezes acarreta baixa autoestima e os
aprendentes podem apresentar diversos sintomas, sinalizando que algo não vai
bem, como por exemplo, dificuldades de relacionamento, desatenção,
agressividade, apatia, entre outras manifestações.
Mas quem nunca teve dificuldades para aprender?
Entendemos que estes obstáculos fazem parte do processo de
aprendizagem. No entanto, quando são muito intensos e recorrentes, os pais
procuram ajuda e precisamos intervir.
A psicopedagogia surge neste momento, e passa a contribuir
oferecendo a aprendizes e seus responsáveis no processo de ensino-aprendizagem,
a oportunidade de acompanha-los neste caminho através de diferentes propostas
que poderão fazer com que avancem e conquistem maior autonomia e prazer em seus
afazeres como estudantes.
A psicopedagogia fundamentada na abordagem
humanista busca trazer de volta uma relação positiva de crianças e adolescentes
com a aprendizagem. Segundo Mizukami
(1986), através desta maneira de entender o ser humano e a forma como aprende,
passamos a acreditar que o ensino
está centrado na pessoa, Desenvolve-se assim a atitude de confiança e respeito ao aluno e privilegiam-se
tarefas onde ele se sinta envolvido plenamente.
O aprendente sente-se mobilizado para
descobertas e novas aprendizagens através da estimulação multissensorial, da
vivência de jogos e propostas com o foco no desenvolvimento de sua
representação simbólica e subjetividade. Ou seja, a pessoa
está incluída no processo de ensino-aprendizagem, possuindo importância centralizada.
Cabe ao educador, desenvolver a sua capacidade de ser capaz de
trocar experiências, promover o estudo e a reflexão, com o propósito de transformar a educação e formar um homem
mais livre, autônomo, responsável e conhecedor de suas potencialidades.
Freinet,
um educador francês que representa a educação humanista, acreditava que a maior
conquista na educação é o alcance da vida humana plena e digna, apropriando-se
da cultura e da cidadania. Uma educação democrática, pluralista, aberta e
crítica, atenta às diferenças e necessidades culturais e individuais.
Com
este propósito a psicopedagogia clínica ou preventiva colabora para que todos
os envolvidos com a criança ou adolescente, compreendam a importância de um trabalho
integrando a instituição de ensino, a família e outros profissionais que
estejam envolvidos no processo.
E
você? Qual tem sido a sua contribuição para formar pessoas confiantes e seguras
de que possuem inteligências diversas e são capazes de superar suas
dificuldades e desafios?
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