A grande preocupação que temos é a de fazer com que a aprendizagem da criança e do adolescente venha novamente a ocupar uma posição de destaque em sua vida. Muitas das crianças que aqui chegam, possuem uma história de fracasso escolar e consequentemente algumas dificuldades emocionais, como: insegurança, falta de perspectiva e baixa autoestima.
A Experiência da Aprendizagem Mediada, no Programa de Enriquecimento Instrumental , de Reuven Feuerstein , veio contribuir para que as crianças do nosso Espaço contem com melhores possibilidades para aprender.
Essa teoria de modificabilidade cognitiva, criada em Israel, acredita na constante capacidade de todo ser humano em modificar-se, e na importância da mediação para a aprendizagem significativa do sujeito.
O Mediador tem a capacidade de promover no aprendiz condições de utilizar seus recursos cognitivos para interpretar e relacionar o conhecimento, reconstruí-lo e se fazer autônomo na busca por novas aprendizagens e descobertas.
E sempre atribuindo sentido para aquilo que aprende!
Espera-se que todos esses ganhos sejam transferidos para o dia a dia do estudante, na sua postura diante do novo e o seu compromisso e envolvimento com as tarefas escolares.
Um momento...deixe-me pensar!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário