03 junho 2013

Diagnóstico Psicopedagógico

Geralmente recebemos a criança para atendimento psicopedagógico, quando a escola formalizou uma queixa, levantando algumas questões pedagógicas que estão preocupando e interferindo no bom andamento do processo de ensino e aprendizagem. São queixas comuns: a dificuldade na alfabetização, a troca de letras, a dificuldade na leitura, na relação da criança com conteúdos matemáticos, letra incompreensível,  dificuldades relacionadas a atenção, memória, concentração, além de dificuldades psicomotoras e de relacionamento. Com esta queixa formalizada pela escola ou não, os pais procuram apoio.
A Avaliação ou o diagnóstico psicopedagógico inicia  logo após a entrevista inicial, geralmente marcada através de um contato telefônico. Neste primeiro encontro é possível conversar sobre a queixa trazida pelos pais e professores, conhecer um pouquinho sobre a criança ou adolescente e também a respeito da escola em que está matriculada(o).
Nesta conversa, tratamos então de nos conhecer, explico sobre o meu trabalho,sobre as possibilidades de horários e no próximo encontro, agora somente com a criança, partimos para a fase da avaliação.
Este processo será acontece em algumas sessões, através de testes específicos para cada idade, jogos e diferentes materiais. Tem como objetivo considerar a criança em seus diversos contextos, biológico, afetivo e cognitivo.
Será possível conhecer:

  • o seu  nível de escrita e leitura;
  • como ele(a) se relaciona com a aprendizagem, o seu vínculo com a escola, com a família e consigo mesmo;
  • a sua modalidade de aprendizagem;
  • a história de vida do paciente até o momento;
  • em qual  nível cognitivo se encontra, ao realizar a prova do diagnóstico operatório. Nesta etapa, analiso o funcionamento e o desenvolvimento das funções lógicas do paciente. Irei conhecer seu nível cognitivo e se há defasagem em relação à sua idade cronológica. 
 Ao final do diagnóstico, com todas estas informações tão valiosas para que possamos entender o que está acontecendo com o aprender desta criança ou adolescente, iremos conversar mais uma vez. E nesta oportunidade, entregarei um documento chamado Relatório Psicopedagógico, contando sobre o que foi observado nas sessões e se haverá a necessidade de continuar com o atendimento psicopedagógico, passando para a fase da intervenção. 
E principalnente, solicitar outros encaminhamentos se necessário, como por  exemplo, uma avaliação de um oftalmologista, otorrino, fonoaudiólogo, etc.
Espero ter contribuído para que vocês conheçam mais sobre o papel do psicopedagogo e o que faz neste processo diagnóstico. É importante ressaltar que passado este primeiro momento, está previsto também no meu trabalho conhecer a escola e interagir com os professores da criança, para que eu possa auxiliá-los na dinâmica pedagógica, caso haja esta necessidade.
 
Aguardo seu contato.
Tel: 970520328

Daniela Morenilla Leal
Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga e mãe.
Atuo na Granja Viana, no Espaço Integração.
Estamos próximos a região do Butantã, num espaço muito especial em meio a natureza, cheio de tranqüilidade.

http:www.espacointegracao.com.br


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