05 junho 2013

Desenvolvimento Psicomotor e a Alfabetização

imagem do Blog Prof. Sergio Castro
As crianças podem se comportar de maneiras diferentes na forma como se desenvolvem, pois os estímulos, os hábitos familiares e consequentemente a experiência vivida de cada um variam. Entretanto algumas características das fases de seu desenvolvimento são comuns a todas as crianças. 
É muito importante que pais e professores estejam atentos aos movimentos da criança, que façam visitas e consultas regulares ao pediatra, cuidando para que o seu desenvolvimento psicomotor esteja sendo assistido e estimulado adequadamente.
Para a alfabetização de uma criança, é necessário que se considere toda a sua história  e como veio se desenvolvendo até aqui. É importante saber se correu tudo bem por exemplo, com o desenvolvimento da sua  linguagem e como foi, quando começou a dar os primeiros sinais de querer rolar, sentar, engatinhar e finalmente, andar.
Diríamos que aspectos neurológicos e outros como: coordenação viso-motora,ritmo, análise e síntese visual e auditiva, lateralidade, esquema corporal, orientação espacial e temporal, percepção, estão relacionados ao desenvolvimento motor, se unem harmonicamente e irão formar a base do sucesso da alfabetização. 

Alguns distúrbios de aprendizagem da leitura e da escrita, como por exemplo a dislexia, a disgrafia e a disortografia, podem estar associadas a dificuldades psicomotoras, como a percepção visual e auditiva, lateralidade, coordenação viso motora,etc. Desta forma, a criança poderá ter dificuldade em:

  •  chutar e pegar uma bola;
  •  pular corda ;
  •  amarrar o cadarço;
  •  se confunde ao identificar lado direito e esquerdo;
  •  pode cair com facilidade ou ser considerada desajeitada, etc.
O diagnóstico destes distúrbios é muito criterioso e multidisciplinar, ou seja, envolve sempre a participação de outros profissionais, como por exemplo, o neurologista, o oftalmologista, etc. Como profissional da psicopedagogia, além de contribuir com observações e relatos de como a criança respondeu aos diferentes estímulos e propostas, também realizamos as intervenções, planejando situações que irão contribuir para que estes déficits sejam minimizados e a criança possa avançar ainda mais em seu processo de ensino e aprendizagem.






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