06 abril 2015

Avaliação Multidisciplinar nos Transtornos de Aprendizagem e Dificuldades Escolares

Resultado de imagem para dificuldades de aprendizagem Atualmente as escolas optam como ponto de partida, o encaminhamento ao Psicopedagogo para a realização de uma avaliação psicopedagógica para tentar compreender o que está acontecendo com o processo de aprendizagem de seu aluno ou aluna, que deixou de seguir a turma como o esperado.
Mas, quando recebemos as famílias e suas crianças para a realização desta avaliação, precisamos deixar claro as nossas possibilidades e limitações, enquanto profissionais. Ou seja, nosso aluno, assim como nós,  é um sujeito inserido em diferentes contextos sociais (família, escola, grupo-classe,etc) e portanto não podemos perder de vista a globalidade desta pessoa. É prudente, como psicopedagogos, sugerirmos à família que se faça, caso haja necessidade, uma avaliação multidisciplinar com o intuito de descartar síndromes, desenvolvimento comprometido por conta de lesões cerebrais, deficiência auditiva, visual ou motora, além de questões de ordem emocional, que podem também influenciar negativamente no processo de ensino e aprendizagem de qualquer criança ou adolescente.
Na anamnese, quando levantamos junto a família, todo o histórico de vida da criança, é um momento importante do processo de avaliação e que costuma trazer elementos importantes capazes de contribuir para o levantamento de algumas  hipóteses e analisar a necessidade de uma busca mais detalhada das causas de todas as dificuldades relatadas.
Pensando desta maneira, o psicopedagogo não é autorizado a dar diagnósticos fechados sem que antes, tenha a oportunidade de discutir caso a caso com os outros profissionais envolvidos na avaliação destas crianças.
Fazem parte desta equipe multidiscilplinar:
  • Neuropediatra ou neurologista
  • Neuropsicólogo
  • Psicopedagogo
  • Fonoaudiólogo
  • Psicólogo
  • E outros conforme necessidade, como Psicomotricista, Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta
Este olhar cuidadoso dos profissionais fará toda a diferença na história de vida desta criança, evitando rótulos desnecessários, diagnósticos precipitados e tratamentos indevidos ou inadequados. O foco é sempre o bem estar desta criança e informar muito bem a família em como proceder diante das dificuldades e sobre as condutas  que serão adotadas, caso haja necessidade de uma intervenção de qualquer um destes profissionais.
As famílias recebem por escrito uma via do relatório de avaliação, com as principais queixas relatadas, as observações realizadas durante as sessões e  a hipótese diagnóstica, com orientações gerais e procedimentos para educadores e pais.

Daniela M. Leal
Psicopedagoga Clínica
ABPp nº12941  
 
 
 

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