19 maio 2014

Você conhece o "Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI" e a experiência da aprendizagem mediada?

Aqui no Espaço Psicopedagógico Granja Viana, nós também gostamos de aprender. E por isso estamos sempre em busca de ferramentas e estratégias que possam ajudar os pais, crianças e adolescentes que nos procuram, a encontrar um caminho mais rico, desafiador e significativo para a aprendizagem.
O PEI vem de encontro a esta necessidade e tem há muitos anos contribuído com a educação.
Trata-se de um método aplicado por um professor de psicologia israelense e especialista no campo de desenvolvimento da criança. Ele acredita que todos nós independente de nossas dificuldades, possuímos o potencial necessário à mudança, desde que nos seja dada a oportunidade de desenvolvermos  habilidades de pensamento eficientes e que nos tornarão aprendizes independentes e autônomos. É a modificabilidade cognitiva através da interação, da aprendizagem mediada. Através de situações planejadas do mediador( psicopedagogo) o indivíduo passará a desenvolver e/ou  aprimorar funções cognitivas deficientes e que formam os pré-requisitos do pensamento eficiente, levando a uma aprendizagem efetiva.
São nossos objetivos ao trabalhar com a experiência da aprendizagem mediada:
  • estimular a aprendizagem e a autonomia do estudante;
  • liberar o seu potencial;
  • contribuir para a utilização de habilidades efetivas de pensamento;
  • remediar disfunções cognitivas;
  • trabalhar a metacognição, o "pensar sobre o pensar";
  • promover situações de interação, questionamento e reflexão. 
 Vamos conhecer?

Daniela M. Leal
Psicopedagoga Clínica
ABPp nº12941


A Psicopedagogia e a Experiência da Aprendizagem Mediada - P.E.I

No Espaço Psicopedagógico Granja Viana, os atendimentos estão embasados numa perspectiva humanista.
A grande preocupação que temos é a de fazer com que a aprendizagem da criança e do adolescente venha novamente a ocupar uma posição de destaque em sua vida. Muitas das crianças que aqui chegam, possuem uma história de fracasso escolar e consequentemente algumas dificuldades emocionais, como: insegurança, falta de perspectiva e baixa autoestima.
A Experiência da Aprendizagem Mediada, no Programa de Enriquecimento Instrumental , de Reuven Feuerstein , veio contribuir para que as crianças do nosso Espaço contem com melhores possibilidades para aprender.
Essa teoria de modificabilidade cognitiva, criada em Israel, acredita na constante capacidade de todo ser humano em modificar-se, e na importância da mediação para a aprendizagem significativa do sujeito.
O Mediador tem a capacidade de promover no aprendiz condições de utilizar seus recursos cognitivos para interpretar e relacionar o conhecimento, reconstruí-lo e se fazer autônomo na busca por novas aprendizagens e descobertas. 
E sempre atribuindo sentido para aquilo que aprende!
Espera-se que todos esses ganhos sejam transferidos para o dia a dia do estudante, na sua postura diante do novo e o seu compromisso e envolvimento com as tarefas escolares.

      Um momento...deixe-me pensar!!
 
INSTRUMENTO P.E.I - Programa de Enriquecimento Instrumental

Daniela Leal
    Atende na Granja Viana em Cotia
    Cel.9 70520328